segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

BADMINTON

O badminton é um esporte muito parecido com um jogo infantil chamado Battledore and Shuttlecock, muito praticado na Inglaterra, o qual é similar ao frescobol, porém deve-se bater em uma peteca, em vez de uma bola, o maior número de vezes sem deixar a mesma cair ao solo.
Durante o século IX, após voltarem da Índia, soldados ingleses trazem uma nova versão deste jogo, agora com a presença de uma rede (versão conhecida como “Poona”), e o levam para o palácio campestre Badminton House do Duque de Beaufort para apresentação em Gloucestershire (Inglaterra).
O “Jogo de Badminton”, uma referência ao jogo praticado na residência do Duque Beaufort, era uma atração a parte, visto que todos convidados divertiam-se muito durante sua prática (ainda utilizando as regras oriundas da Índia).
No final do século IX foram ajustadas as regras e assim realizou-se o primeiro torneio na Inglaterra. Já na década de 30 (século XX), precisamente em 1934, é fundada a Federação Internacional de Badminton (IBF) com sede em Gloucestershire (Inglaterra), a qual contava com a participação de nove países: Canadá, Dinamarca, Escócia, França, Holanda, Inglaterra, Nova Zelândia e País de Gales.
Em 1992, na cidade de Barcelona (Espanha), o badminton iniciou sua participação no programa oficial das Olimpíadas (disputa simples e duplas) e em Atlanta (EUA, 1996), incluiu-se ainda as disputas entre duplas mistas.
REGRAS
O jogo se assemelha muito com o voleibol, porém utilizam-se raquetes e petecas. O ponto é marcado quando a peteca cai ao solo do lado do adversário (dentro da quadra) ou quando o adversário rebate a peteca para fora das delimitações da quadra e a mesma toca o solo.
A disputa é realizada através de três games (set´s), na disputa melhor de três, ou seja, vence o jogo quem conquistar dois games. Cada set possui 21 pontos, sendo que em caso de empate em 20 a 20, vencerá quem colocar dois pontos de diferença a partir deste placar. Caso a partida se estenda até 29 a 29, vencerá quem fizer primeiro a pontuação de número 30.
Entre cada game/set existe um intervalo de dois minutos, e a cada 11 pontos marcados no set existe um intervalo obrigatório de um minuto.
 
A peteca ou volante (oficial), como também é conhecido, possui 16 penas de ganso (retiradas da asa esquerda da ave) e pesa entre 4,74 gramas e 5,5 gramas. A rede fica a 1,55 metros do solo e é disputado normalmente em quadras cobertas.
Professor Esp. Clóvis Campagnolo.

FONTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe... comente o conteúdo acima.